18 setembro 2021 - 9:45

Dois eventos marcaram o final de semana na comunidade de Chapadão, em Orleans

No último dia 04 de setembto, aconteceu dois importantes eventos na comunidade de Chapadão.

Pela manhã, aconteceu a abertura oficial da visitação na sede sul do Parque Estadual da Serra Furada, com acesso pela comunidade do Chapadão.

Apesar da chuva que caia no momento da abertura, foi possível realizar a Trilha no Salto da Piava, uma das trilhas dentro do parque com acesso a visita mediante a agendamento prévio pelo IMA ou com os condutores cadastrados a atuarem no parque.

Informações estas podem ser acessadas pelas redes sociais através do endereço online Parque Estadual da Serra Furada.

À tarde, a Programação Cultural de Orleans, em comemoração aos 108 anos de Emancipação Político-administrativa, continuou na comunidade de Chapadão com a entrega da Revitalização do Monumento Pioneiros Poloneses, entregue pela Prefeitura Municipal de Orleans para à APOLSCA (Associação dos Descendentes de Poloneses das Encostas da Serra Catarinense).

Monumento este contando agora com 34 sobrenomes de outras etnias que também foram pioneiros e construtores da comunidade de Chapadão.

Registro este é uma homenagem da APOLSCA para estas famílias também pioneiras.

Bem como aconteceu a inauguração da urbanização do Monumento que contou com recursos próprios da associação para a execução deste ambiente que deu agora uma ” nova vida ” para o monumento.

Também a Associação APOLSCA entregou para a comunidade a revitalização do antigo poço, com a construção da caixa de madeira em volta do poço, e dá cobertura feita com tábuas rachadas a machado, relembrando assim como eram os poços de água antigamente e dos cobertos feitos de tabuinhas.

E para finalizar o evento aconteceu um ” café de ideias “, a todos os presentes, café este que é uma contrapartida de um recurso da prefeitura municipal de Orleans para a construção do Memorial da Comunidade de Chapadão.

Evento este que contou com a participação de pessoas vestidas com roupas folclóricas da Polônia, bem como com duas moças vestidas de ” babuchas ” (avós), com roupas que eram usadas pelas babuchas que residiam na comunidade de Chapadão.

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-