29 março 2024 - 12:32
- Anúncio -

Diversos assuntos são levantados na tribuna pelos senhores vereadores, em Orleans

A sessão da Câmara Legislativa de Orleans foi realizada nesta terça-feira, 29 de outubro. Na ordem do dia quatro projetos de lei e três indicações foram discutidas e aprovadas.

Todos os 11 vereadores estavam inscritos para uso da tribuna, no entanto, alguns deles apenas manifestaram-se. Confira:

O vereador Antônio Dias André do MDB ao fazer uso da tribuna comentou sobre indicação que solicita que assim que possível seja trocado retroescavadeira que atua na região de Pindotiba, já que esta vem dando problemas e já está bastante desgastada. Ele ainda comenta sobre a coletiva de imprensa que acontecerá no gabinete do prefeito na quarta-feira, 30, que falará sobre Projeto Limpa Fila.

O vereador Osvaldo Cruzetta, do PP também comenta sobre o projeto Limpa Fila, ele afirma que é importantíssimo para o município, pois dará possibilidade de atender as pessoas que aguardam por procedimentos. Ele também comenta sobre o repasse de mais de 500 mil para a Fundação Hospitalar Santa Otília, parte deste recurso cerca de 230 mil, veio através do deputado Jorge Boeira, através de um pedido do partido PP em reunião realiza no Rio Pinheiro no ano passado.

O vereador Paulo Canever do PSD também mencionou sobre o lançamento do Projeto Limpa Fila e menciona que é um pedido que vem sendo feito na casa legislativo pelos vereadores há algum tempo.

A vereadora Mireli Debiasi do PSDB mencionou o orleanense Hugo Alexandre Debiasi da Luz. Que conquistou o terceiro lugar no Barcelona CUP na Espanha Sub-11. Ele jogou junto com outros meninos contra Suíça, Austrália, Inglaterra, Suécia e trouxerem o terceiro lugar para o nosso Brasil.

Ela ainda comentou sobre projeto do Famor pelo Programa Municipal de Arborização e Revitalização de Espaços Ociosos, o ProRev.

O vereador Lucas Canever Librelato do PSDB parabenizou a escola Meta pela realização da Copa Meta que reuniu cerca de 200 atletas de 11 municípios no último sábado. Ele teceu comentários sobre a Audiência Pública que tratou sobre Macrozoneamento, realizado na última semana que tem por objetivo atualizar o plano diretor de Orleans. Comentou sobre o projeto do Ginásio de Rio das Furnas e do processo licitatório.   “Uma ampliação para adequar a obra ao tamanho padrão da federação”, ressaltou.

O vereador comentou os trabalhos de pavimentação na comunidade de Rio Pinheiros baixo, que segundo ele está em cerca de 70% e deverá ser concluída em alguns dias.  Ele encerra comentando a conclusão dos trabalhos de reformulação da Lei Orgânica.

O vereador Udir Luiz Pavei do PSD levantou na tribuna alguns assuntos, dentre eles, a audiência que acontecerá no gabinete quando acontecerá a lançamento do Projeto Limpa Fila. O vereador ainda comenta que há ainda muitas dificuldades inclusive em relação a Postos de Saúde ainda fechado. Ele encerra dizendo “que o governo tem pecado nas prioridades”.

O vereador Rodnei Pereira do PSD teceu agradecimentos ao secretário de Obras pelos reparos na estrada SC-390 até a caixa da Samae, na região de Pindotiba. Ele ainda faz solicitação a pedido de moradores da região, de reparos na estrada de Ponte Preta, onde em alguns pontos está com problemas. “Em um trecho de cerca de 500 metros”.

O vereador Valentin Bardine Sobrinho DO MDB comentou na tribuna sobre a atuação do secretário de Saúde. Ele comenta sobre a entrega de pedidos junto aos deputados e secretárias estaduais de equipamentos para parta de agricultura.

O presidente da Casa Hildegart T. Durigon do PSDB comenta em resposta ao vereador Osvaldo, que o secretário de Saúde será convidado a prestar esclarecimentos na Casa Legislativa, sobre os trabalhos que vem sendo realizados na área da saúde. Ao fazer uso da tribuna ele tece comentários sobre as questões relacionadas à coleta de lixo no município, custos e investimentos no setor.

Ordem do Dia

PROJETO DE LEI PE Nº 0051/2019 – RATIFICA O PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO SANTA CATARINA – CINCATARINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0055/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E ABRE CREDITO SUPLEMENTAR. – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0056/2019 – AUTORIZA, NOS TERMOS DO ARTIGO 17, II, ALÍNEA “A” DA LEI 8.666/93, AMPARADO NA LEI MUNICIPAL Nº 2822 DE 12 DE JUNHO DE 2018, O MUNICÍPIO DE ORLEANS A REALIZAR DOAÇÃO DE LAJOTAS PARA COMUNIDADES RURAIS QUE ESPECIFICA E DÁ O – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PL Nº 0005/2019 – Dispõe Sobre a Revisão Geral, Alterações e Adequação da Lei Orgânica Municipal e Dá Outras Providencias. – Autor(es): Mesa Diretora

Indicação nº. 0089/2019 – Autor(es): Hildegart Thessmann Durigon
” Que seja encaminhado oficio a FAMOR, requerendo que a mesma conjuntamente com a Prefeitura, faça uma Consulta Prévia Ambiental de possíveis locais para instalação de um novo Cemitério Municipal.”

Indicação nº. 0090/2019 – Autor(es): Antonio Dias Andre
“Que o Executivo Municipal, mande uma máquina Retro Escavadeira Nova para o Distrito de Pindotiba, em substituição a existente, uma vez que a mesma está apresentando problemas frequentes.”

Indicação nº. 0091/2019 – Autor(es): Osvaldo Cruzetta
” Que a Câmara de Vereadores faça uma homenagem para o Sr. Antônio Domingos Coan (Toni Coan), pelos seus 57 anos de trabalho como Capelão na Comunidade de Rio Pinheiros Alto.”

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-