19 setembro 2021 - 4:23

Dia do Estudante: Alunos do Centro Educacional Meta resgatam brincadeiras dos colonizadores

Atividades faz parte do projeto “ORLEANS: A CIDADE DAS COLINAS: Repleta de histórias e memórias!” que está sendo desenvolvido na escola em agosto

O Centro Educacional Meta de Orleans vive neste mês de agosto um mês especial. Diversas atividades desenvolvidas do projeto, que tem por dentro Resgatar e valorizar a história do nosso município. A tarde deste dia 11 de agosto, dia do estudante, foi marcado pelo resgate das brincadeiras antigas trazidas pelos colonizadores. Amarelinha, três Marias, telefone sem fio, passa-anel, ovo podre (ou ovo-choco). A diretora Marlene Turazzi Moreira comenta que neste segundo semestre projetos voltados a questões sociais e culturais desenvolvidas dentro da unidade escolar. No dia de hoje, os alunos do primeiro ao 5º ano do fundamental I, com apoio da turma da Professora Andreia puderam conhecer mais sobre estas brincadeiras dos colonizadores. É importante ressaltar que através das brincadeiras é possível favorecer alguns princípios básicos, como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras.  Ainda dentro do projeto, os alunos do 1º ao 5º ano se beneficiam conhecendo um pouco mais da História dos colonizadores do município.

Segundo a diretora, “o projeto tem proporcionando uma valorização da beleza, cultura, demonstrando amor, carinho e respeito pela nossa cidade, como também demonstrado aos nossos alunos que devem respeitar o município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e passamos por experiência de vida ”, salienta.

A coordenadora Ana Maria Auta da Silva Cardoso  ressalta que os alunos irão através do projeto “Compreender como surgiu a nossa cidade; Descobrir quem foram os primeiros habitantes antes da colonização, de onde foi consolidado (países); Explorar o conceito de colonização; Despertar a curiosidade a respeito das imigrações e qual a sua descendência (família); Reconhecer como imigrações contribuíram na formação do município de Orleans; Entender porque as pessoas de outros países incluídos para cá; Promover pesquisas a respeito de como surgiu como primeiras indústrias em nosso município ”, explica.

O projeto será dividido em etapas e cada professor desenvolverá atividades de acordo a realidade da sua sala, em relação aos assuntos estudados.

O projeto finaliza no dia 29, véspera do aniversário do município, quando Orleans completa 108 anos.

Por: Gerciana Ascari – IMprensa News Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-