22 outubro 2020 - 2:40

Deputados Federais participam de reunião com prefeito da AMREC para debater as consequências da pandemia

Os deputados Federais Daniel Freitas e Ricardo Guidi, além de representantes da deputada Giovana de Sá, participaram hoje (04/05) da reunião na seda da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) tratando das consequências da pandemia de COVID-19 e da PLP 039/2020, que trata da ajuda financeira para Estados e Municípios.

Os prefeitos demostram preocupação com a queda na arrecadação de recursos para os municípios, que muitas vezes são os responsáveis em manter boa parte da infraestrutura na área da saúde. O vice-presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul do Sul, Ademir Magagnim, avaliou a reunião como um encontro importante. “O objetivo da reunião foi trazer os deputados para que eles sintam bem de perto a real situação que estamos enfrentando, com relação a queda na receita. Podemos esclarecer como eles sobre as leis que estão em tramitação e que tem objetivo de ajudar aos Estados e Municípios. Tratando dos valores e dos prazos, e que não são o suficiente, para suprir a que estamos projetando”, pontuou, sublinhando a importância de os deputados ouvirem os prefeitos.

O valor previsto para Santa Catarina é de R$ 1.151.090.483,87, mas ainda precisa de aprovação na Câmara de Deputados.

Estiagem preocupa a região

Outro assunto que preocupa a região é com relação a estiagem, que já vem causando o desabastecimento em vários municípios da região. “Já está faltando água em vários municípios da região da AMREC. A questão precisa ser tratada com atenção e talvez a mesma intensidade da pandemia. Em Cocal do Sul já estamos com 50% de tratamento de água, e já existem relatos em muitos municípios de problemas de abastecimento nas agroindústrias”, explanou o prefeito Ademir Magagnim, lembrando da importância do abastecimento para as condições mínimas de higiene e alimentação e da necessidade de racionamento.

Por: Antonio Rozeng/Amrec

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-