23 setembro 2020 - 10:35

Defesa Civil monitora ciclone subtropical que pode causar transtornos na costa catarinense

A circulação de um ciclone com características subtropicais posicionado próximo ao sudeste brasileiro favorece transporte intenso de umidade do oceano para o litoral catarinense.

Entre a tarde desta quarta-feira e quinta-feira (23), a previsão é de acumulados significativos de chuva na faixa leste do estado, com destaque para as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto Sul. Além disto, as rajadas de vento podem atingir até 60 km/h.

Devido a estas condições, há possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos nas áreas do Litoral Norte, Médio e Baixo e Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul.

A partir da quinta-feira (23) a tarde, nas áreas próximas a costa catarinense, o mar fica agitado a muito agitado, resultando em ondas de direção de sudeste a leste com altura entre 2,5 a 3 metros. O aviso é válido para as regiões ao norte de Laguna até o Litoral Norte do estado.

A Defesa Civil de SC está acompanhando a formação e recomenda acompanhar as atualizações e possíveis avisos e alertas nas redes sociais e site da Defesa Civil.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-