28 março 2024 - 11:04

Curso resgata receitas tradicionais da culinária do meio rural de Orleans

Aconteceu nesta terça-feira, dia 17/09, na propriedade da família de Romeli Menegasso Alberton, na comunidade de Vila Nova, município de Orleans/SC, um curso sobre panificados utilizando receitas tradicionais do meio rural.

O curso foi promovido pela Epagri e ministrado pelas Extensionistas Sociais, Dirce Volpato Sandrini e Simone de Águia. O objetivo do curso foi o de resgatar as receitas tradicionais desenvolvidas pelas gerações passadas de modo que esses não sejam esquecidos.

Segundo Fabiano Alberton da Epagri de Orleans “A dona da propriedade Romeli declarou-se muito feliz em poder utilizar o forno à lenha feito pelo marido, para assar receitas tão deliciosas. Durante o evento as participantes puderam compartilhar e fazer receitas de roscas de polvilho, pão de milho e de açafrão e broas, todas assadas no forno a lenha de rua, o qual possui segredos e macetes para assar os diferentes tipos de alimentos”.

Solange A. Salvallagio Dela Giustina, uma das pessoas que participaram do curso ressaltou “Curso maravilhoso,  muito bom tudo o que aprendemos. Mas o que mais me tocou foi mesmo ver tudo sendo feito como nossas avós faziam as receitas, sendo desenvolvidas através do conhecimento passado de geração para geração. Isso valeu por cada segundo do dia de hoje. Muito obrigada Dirce, Simone e Romeli por ter nos recebido em sua casa”.

Além das receitas as extensionistas da Epagri também falaram sobre a importância da qualidade dos alimentos produzidos e consumidos na propriedade.

Por: Fabiano Alberton – Epagri de Orleans

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-