terça-feira, 14 julho 2020 - 4:26

Crianças reafirmam compromisso de dizer não às drogas e à violência durante formatura do Proerd, em Orleans

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), finalizou mais um ciclo, com a realização da formatura realizada no Orleans Tênis Clube, em Orleans.

Nesta  edição foram cerca de 320 alunos do 5º ano de 14 escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular. O Proerd foi ministrado pelo policial militar sargento Joelson Firmiano, com o apoio dos diretores e professores das escolas envolvidas.

Entre as autoridades presentes no evento estava o 2º tenente Henrique Carrer Arent, comandante da Polícia Militar de Orleans; o prefeito Jorge Koch; secretário de Educação, Lindekson Resin; o presidente da Câmara de Vereadores Hildegard T. Durigon;  o Comandante do Corpo de Bombeiro de Orleans Bruno Albuquerque;   Sandro Tavares presidente do Orleans Tênis Clube; o Tenente Coronel  Cleber da Silva Benedet Inácio; o representante da Associação dos Amigos de Santa Catarina (AASC)  Geferson, Luiz Carminatti representando o Conselho das Cidade, e ainda  familiares, professores e comunidade.

“Vocês não imaginam como é triste para os pais verem seus filhos envolvidos com drogas e más influências. Por isso, precisamos enaltecer este programa e o sargento Firmiano e a soldado Mirele, pois fizeram com que vocês compreendam, através dos ensinamentos transmitidos, que drogas não levam a lugar nenhum. A Polícia Militar fez a sua parte ensinando as crianças a dizerem não. Agora, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, fazendo o possível para a construção de uma cidade melhor, sem drogas e sem violência”, destacou o prefeito Jorge Koch.

Conforme o comandante da PM de Orleans, o 2º tenente Henrique Carrer Arent, após tecer agradecimentos frisou que, “o trabalho realizado foi muito bem executado pelos policiais militares instrutores. Foi uma pequena semente plantada,  fica agora a responsabilidade para os pais, a vocês formandos e fazer esta semente crescer”, destacou o tenente.

Alguns estudantes foram reconhecidos pela produção de uma redação elaborada com o intuito de registrar os conhecimentos construídos durante o programa. Os alunos prestaram o compromisso Proerd e, posteriormente, os certificados foram entregues. Por fim, brindes doados por empresas parceiras também foram sorteados entre os formandos.

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, da Polícia Militar de Santa Catarina, completou 21 anos de história no dia 16 de março de 2019.  Em Orleans, o programa foi implantado em 2003 e já formou cerca mais de  seis mil alunos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:

Tem como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

E atua com a visão de construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Os objetivos específicos do programa incluem:

Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.

Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.

Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

Por Gerciana Ascari / Imprensa News Sul

 

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-