domingo, 31 maio 2020 - 11:13

Confira como foi a sessão ordinária de segunda-feira, 06 de maio de 2019 na Câmara Municipal de São Ludgero.

O presidente, Alexandre Pereira, empossou os suplentes de vereadores Vanilso Stange, o Neco (PR), e Paulo Henrique dos Santos (PRB), que assumem por 30 dias em substituição a Lucas Peters (PP) e Adriano Becker (MDB), respectivamente.

ORDEM DO DIA:

Segunda Votação

Projeto de Lei Ordinária Nº 2/2019, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio de cooperação técnica para a execução da manutenção do sistema de iluminação pública com a Cegero. 
Após alguns comentários foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

Primeira Votação

Projeto de Lei Ordinária C. M. Nº 3/2019, que dá nomenclatura à via pública do perímetro urbano de São Ludgero. 
Fica denominada de Rua Daniel Fuchter a via pública localizada no Bairro Encosta do Sol que se inicia junto a Rua Dorzinho Sachetti até a propriedade em que se localiza a empresa Philippi Indústria, Comércio e Serviços LTDA.
Após alguns comentários o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Projeto de Lei Complementar Nº 5/2019, que altera a Lei Ordinária 1.948/2014.
Art. 1º – Fica incluído no Artigo 44, no Capítulo IV, na Seção VIII da Lei Ordinária nº 1.948 de 10 de Setembro de 2014, o parágrafo 5º com a seguinte redação:
§5º – No caso de inexistência de suplentes, a qualquer tempo deverá o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizar o processo de escolha suplementar para o preenchimento das vagas respectivas, salvo se a vacância ocorrer nos últimos dois anos do mandato do membro do Conselho Tutelar, ocasião em que o suplente poderá ser indicado diretamente pelo CMDCA, mediante processo de escolha indireto. 

Após alguns comentários o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Foi solicitada a quebra de interstício e este projeto foi aprovado novamente por unanimidade em segunda votação.

Projeto de Lei Ordinária Nº 13/2019, que autoriza a realizar termo de colaboração com a Associação São Ludgero de Karatê. 

Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a realizar Termo de Colaboração com a Associação São Ludgero de Karatê, inscrita no CNPJ/MF sob o número 08.710.759/0001-70, no valor de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais), divididos em 08 (oito) parcelas mensais.
Após alguns comentários o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação. 

Projeto de Lei Ordinária Nº 14/2019, que abre crédito adicional especial.

Art. 1º – Fica o Poder Executivo autorizado a abrir crédito adicional Especial no valor total de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).
O Município através de convenio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública mantem os serviços de radio patrulha e distribuição dos recursos de eventuais multas de trânsito. Desta forma com o excesso de arrecadação até o momento e pelos recursos serem destinados a aplicação na segurança pública, então da adequação do orçamento para poder adquirir um veículo para a polícia de São Ludgero.

Após alguns comentários o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Foi solicitada a quebra de interstício e este projeto foi aprovado novamente por unanimidade em segunda votação.
Confira como foi o uso da tribuna na sessão desta segunda-feira, 06 de maio, na Câmara Municipal de São Ludgero.

Vereador Laudi da Silva (PSB) – 

O vereador realizou solicitações ao líder do governo referente a obras, a confecção de faixa elevada ou tachões na ponte Rosiney da Silva Walter, pois segundo ele os veículos estão circulando em alta velocidade o que pode danificar a ponte. O vereador também parabenizou os vereadores, Vanilso Stange e Paulo Henrique dos Santos, que assumiram uma vaga no legislativo durante a sessão ordinária desta segunda – feira.

Vereador Vanilso Stange (PR) – 

O vereador falou que não se afastou da política após a eleição, mas apenas seguiu suas tarefas com seu trabalho profissional. Citou detalhes de seu trabalho e que estará presente na Câmara, que está satisfeito e que todos podem ter a certeza de veio para somar e não para atrapalhar. Falou que se trata de uma tarefa nova em sua vida e que vai se adequar e conhecer para posteriormente iniciar uma discussão. Agradeceu ao seu partido PR pela oportunidade, especialmente a Valcemir Villani, o qual segundo suas palavras tem mais proximidade. Aproveitou também para elogiar o trabalho do prefeito Ibanês Lembeck.

Vereador Lupércio Becker (PSDB) – 

O vereador parabenizou aos suplentes que assumiram uma vaga no legislativo e disse que mesmo em pouco tempo podem contribuir para o município. Em outro momento comentou sobre os trabalhos e a execução da festa em Honra a São Ludgero, que ocorreu no último final de semana, agradecendo as comunidades e todos que se engajaram para a realização do evento, assim como a polícia que fez uma ótima segurança.

Vereador Paulo Henrique dos Santos (PRB) – 

O vereador agradeceu a oportunidade de estar vereador e disse que pretende proporcionar as pessoas uma qualidade de vida melhor, que isto é o papel da política e do ser humano. Teceu elogios ao município de São Ludgero, comparando – o com um pequeno país da Europa chamado Príncipado de Mônaco. Disse que nosso Município é o único com 100% de esgoto sanitário tratado no Brasil. Parabenizou todos os gestores municipais antecessores e mais atuais. Falou sobre sua participação em eleições municipais e citou seu trabalho como rádio jornalista. Parabenizou o vereador Vanilso Stange que com ele assumiu uma cadeira no Legislativo na sessão desta segunda-feira, 06 de maio de 2019.

Vereadora Maria Marlene Schlickmann (MDB)
A vereadora trouxe respostas do executivo municipal solicitadas pelos vereadores Laudi da Silva e Lupércio Becker, na sessão anterior e respondeu ao vereador Laudi da Silva que era necessário orientar os motoristas de circulem na velocidade permitida na ponte Rosiney da Silva Walter e que se fosse para fazer faixas elevadas ou tachões estes estariam no projeto da ponte. A vereadora explicou as ações da secretaria de obras nas pavimentações de ruas do município. Parabenizou a todos que trabalharam na execução da Festa em Honra a São Ludgero desde o início, mas que de forma muito intensa no último final de semana. Citou a união, engajamento e empenho de todas as comunidades em prol de uma causa. Por fim, Maria Marlene evidenciou o dia das mães que ocorre no próximo domingo, dia 12 de maio, parabenizando todas as mães, mas em especial a sua mãe dona Ida.

Por: Fernando Sombrio

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-