Um trabalho de muitas mãos que resultou em uma importante marca para o município de São Ludgero. O título inédito no Brasil: o de ser o primeiro município a ter 100% do esgoto doméstico tratado nas áreas urbana e rural, celebrado em evento realizado nesta quinta-feira, 22, dia Mundial da Água, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.

A data festiva foi marcada pela presença de lideranças de diversos municípios do estado, que conheceram o trabalho realizado e presenciaram a entrega de certificados de comprovação do recebimento do Kit para tratamento de esgoto doméstico a um representante de cada comunidade, representado todos os moradores da zona rural. Além de homenagens aos ex-prefeitos e demais lideranças representativas e entidades e colaboradores para a conquista, sendo que os mesmos foram agraciados com título de Honra a Mérito.
É importante ressaltar, que a iniciativa teve como parceiros a Epagri, responsável pelo trabalho na área rural, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), que atuou na área urbana e o Governo Municipal, através de suas secretarias.
Para viabilizar o projeto, um grupo gestor foi criado com representantes de diversos setores públicos, além de parceiros, como Secretaria da Saúde, Agricultura, Comércio, Indústria, Turismo e Vigilância Sanitária. No meio rural, o projeto também contou com a parceria dos Agentes Comunitários de Saúde, que receberam capacitação da Epagri.
Para que a meta fosse alcançada, foram necessárias 3,2 mil ligações no perímetro urbano e mais de 600 instalações do Sistema Individual de Tratamento no meio rural.

A ação foi motivada por um trabalho iniciado pela Epagri em 2005, com investimento público do Projeto Microbacias. A partir daí, um Sistema Individual de Tratamento (SIT) foi desenvolvido para a realidade de São Ludgero, conhecido como Kit de Fossa Séptica, e as primeiras instalações iniciaram.
“A adesão das famílias foi grande, e esse foi o ponto de partida para o projeto, que depois se estendeu para todo o município”, explica Gustavo Gimi Santos Claudino, gerente regional da Epagri de Tubarão.

Em suas palavras ao parabenizar, agradeceu a presença de todos os presentes, ao prefeito Volnei Weber, que ressaltou a conquista e afirmou que esta aconteceu pelo fato de o município aderir ao Programa de Regularização Fundiária Lar Legal, do governo do Estado, o qual tem o objetivo de oportunizar escrituras públicas e as redes de esgoto foram instaladas.
“A decisão ousada de chegar a 100% do tratamento do esgoto doméstico em São Ludgero, contou com várias mãos. Nós abraçamos o projeto, porque pensamos na qualidade de vida das pessoas e na responsabilidade com nosso planeta. Alcançamos o objetivo, mas é importante destacar que o trabalho vai continuar, com a manutenção e construção de novas redes ou existentes”, pontua Volnei Weber.
A diretora do SAMAE de São Ludgero, Judite Peters Schurhoff, disse que para a cidade é uma grande vitória. “Essa conquista já vem sendo feita ao longo de vários anos ou cinco décadas que a cidade vem investindo e abrangendo também a área rural. Uma coisa boa também é que as pessoas a cada ano que passa vem ajudando e se conscientizando a uma água de qualidade, e isso em todo o país”. Finalizou.
Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul