20 outubro 2020 - 8:35

Cerca de 250 alunos de todo o Brasil e exterior estarão em Blumenau (SC) em janeiro 2020 para estudar cerveja

O mercado cervejeiro propicia diversas opções de carreira e tem atraído pessoas de várias áreas. E quando se trata de capacitação e especialização, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), de Blumenau (SC), é uma das instituições mais procuradas – e não apenas no ano letivo. No período de férias, a entidade realiza os cursos concentrados que atraem centenas de alunos de todos os cantos do Brasil e exterior para a cidade.

Além de movimentar a escola, os concentrados também contribuem com a economia local. Em 2019, a presença dos estudantes gerou mais de R$ 4,5 milhões para a região, segundo estudo realizado pela instituição. E para o próximo ano, estima-se cerca R$ 5 milhões. Isso acontece, principalmente porque os alunos aproveitam a cidade durante o período, e muitas vezes, vêm acompanhados das famílias.

Jairson Steinhauser, da Pousada do Jajaco – ponto conhecido entre os estudantes da escola – ressalta que está com os quartos quase todos ocupados para 2020. “Vamos receber pessoas de vários estados brasileiros e já temos uma reserva internacional. É gratificante ter eles com a gente, promovemos pequenos eventos como harmonizações e brassagens, em que os alunos já colocam em prática o que vão aprendendo nos concentrados”, completa.

Para a edição de janeiro de 2020, são esperadas cerca de 250 pessoas.

Estrutura e inscrições
A instituição conta com salas de aula, biblioteca, brewpub e oito laboratórios, entre eles: produção de cerveja industrial e caseira, química e microbiologia, uma micromaltaria, destilação e produção de bebidas não alcoólicas. Esse é o quinto ano que a ESCM oferece cursos no modelo de concentrados.

Com foco nas possibilidades que o setor oferece e uma metodologia de ensino compacta, as capacitações estão com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro. As aulas acontecerão em formato de intensivo, com duração de até duas semanas, em janeiro de 2020. Interessados podem se inscrever através do site http://cervejaemalte.com.br/cursosconcentrados.

Serão 14 cursos diferentes que vão desde Sommelier de Cervejas (com certificação internacional da Doemens Akademie) até Tecnologia Cervejeira Avançada. “Os concentrados possibilitam um clima intenso de aprendizado e experiências. Há visitas nas fábricas de cervejas da região, mais de 100 rótulos em degustações e uma vivência que agrega tanto para os alunos quanto para os professores”, comenta Carlo Bressiani, diretor da ESCM.

Sobre a ESCM
Com mais de nove mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Colaboração: Catarine Souza

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-