25 setembro 2020 - 12:44

Católicos iniciam nesta quinta-feira o Tríduo Pascal

Nesta quinta-feira, dia 09 de abril, os católicos iniciam o Tríduo Pascal, que encerra no domingo dia 12, com a celebração da Páscoa.

O período de tempo que vai da tarde de Quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa, é chamado de Triduum Sacrum; e nesses dias estão contidos o mistério Pascal e o mistério Eucarístico.

A celebração desse período litúrgico nos garante a lembrança profunda dos fundamentos da nossa fé, que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos livrar do pecado. Os católicos participam neste período de um serie de celebrações.

No entanto, este ano de 2020 devido a pandemia o tríodo pascal deverá ser vivido em cada lar. Utilizando a  tecnologia, os fiéis não ficarão desassistidos nesse momento de quarentena contra o Covid-19.  As celebrações devem ser acompanhadas através da TV ou rádio, etc.

Quinta-feira – Lava Pés

Hoje acontece a Santa Missa com a celebração da Ceia do Senhor, também conhecida como lava-pés, na qual Jesus, na véspera da sua paixão, “enquanto ceava com seus discípulos, tomou pão…”.

Ele quis que, como em sua última Ceia, seus discípulos se reunissem e recordassem-no abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”.

Sexta-feira da Paixão

Na sexta-feira, nós celebramos este rito sóbrio de uma intensíssima espiritualidade da morte do Senhor. Naquele dia, a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. “Ele nos amou até doar a última gota do seu sangue”.

Sábado Santo

“Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto, eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo”.

Os Orleanenses podem acompanhar através da Rádio FM Luz e vida ou através do  https://www.facebook.com/paroquiasantaotilia

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-