29 março 2024 - 11:32
- Anúncio -

Casarão antigo poderá abrigar Centro Cultural e Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Nova Veneza, junto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, irá implantar um Centro Cultural e reativar a Biblioteca Municipal. O local será na antiga residência da família Bratti e Sachet, que disponibilizou o espaço, em forma de comodato, por 15 anos para o município. O espaço, localizado na rua Nicolau Pederneiras é um casarão antigo e será totalmente restaurado.

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi, a reativação da biblioteca era algo fundamental para o município. “Vamos ter um espaço somente para a cultura e turismo agora, o que é importante demais. A reativação da biblioteca com a doação do Celestino, as atividades que iremos desenvolver ali, tudo será fundamental. As atividades desenvolvidas na Casa terão uma grande relevância para nossa cultura”, pontua a secretária.

Na última terça-feira (06) foi protocolado o projeto de lei do executivo, na Câmara de Vereadores, em que solicita a autorização para o município fazer comodato. “Os documentos estão sendo avaliados pelos vereadores e, possivelmente, serão lidos na próxima sessão e depois passarão para as comissões”, explica a secretária.

O escritor, professor e proprietário da casa, Celestino Sachet, com 92 anos, que reside em Florianópolis, possui um acervo de mais de 4 mil livros e irá doar para a futura biblioteca. Entre as obras que compõem o acervo, estão livros da literatura brasileira. “Queremos que as pessoas tenham cada vez mais o hábito de ler, de buscar entender sobre a nossa cultura, esta Casa será muito importante para Nova Veneza, um município que tem a cultura muito forte, com certeza os livros serão muito bem aproveitados”, comenta o professor.

Além da doação do material literário, Sachet irá financiar todo o processo de restauração do futuro Centro Cultural, que além da Biblioteca Municipal e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, também será instalado o Centro Cultural da Família Bratti Sachet.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-