22 setembro 2020 - 8:59

Capitel São João Batista, marco da devoção da família Mattei na comunidade de invernada, em Grão-Pará

Por volta de 1950, foi construído na comunidade de Invernada um capitel em honra a São João Batista. A construção foi iniciada a cerca de 10 anos após a construção da 3º capela da comunidade, no ano de 1941.

Os relatos sobre tal construção são os seguintes: “O material veio puxado a carros de bois, para dar início à construção, foi cavado perfurações de cerca de 2 metros no solo, onde foi iniciado o alicerce conforme afirmaram na época, para que a construção ficasse bem firme e segura”.

O pedreiro da obra era conhecido por Bepi Castanhel.  Assim que concluída a obra, foi colocado no local uma imagem de São João Batista, em um quadro doado pela família Mattei, de Antônio Mattei, imagem está vinda da Itália trazida pelos imigrantes da família.

Todos os anos a comunidade passou desde a construção realizar no dia 24 junho as celebrações festivas em honra a São João Batista, uma tradição da família Mattei.

“As festividades eram preparadas com muita alegria pela comunidade, bombinhas, pinhão, broas de polvilho, amendoins e roscas faziam, conforme relatos, os pratos preparados para a festa”.

Alguns anos depois em meados de 1970, no dia 23, em um sábado à noite foi realizado a queimada da primeira fogueira de São João, que passou a ser uma tradição na comunidade, sendo realizada praticamente todo ano por quase 50 anos.

Há pouco menos de cinco anos a comunidade deixou de realizar a festa em honra a São João Batista na comunidade.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-