19 março 2024 - 8:36
- Anúncio -

Balneário Rincão comemora 15 Anos de Emancipação

Em comemoração ao aniversário de emancipação-política de 15 anos de Balneário Rincão, comemorado no dia 3 de outubro, a Administração Municipal organizou uma programação especial para o mês de outubro. No dia 6, próximo sábado, será realizado o Festival de Corais, no dia 12 será realizada a Rua do Lazer, no dia 13 terá o 5º Leão Fight e no dia 14 será realizada a Corrida Rústica de Balneário Rincão. “Lutamos muito para que Balneário Rincão se tornasse município e hoje estamos trabalhando para que seja um município de referência em Santa Catarina”, colocou o prefeito Jairo Celoy Custódio.

O prefeito liderou a comissão de emancipação e se recorda das inúmeras viagens que fez até Florianópolis e Brasília sempre levando os documentos exigidos para que a Lei fosse criada e levada a votação na Assembleia Legislativa. “Desde a criação do distrito no ano de 1999, já idealizamos a emancipação e trabalhamos duro para isso passando por todas as etapas exigidas como a realização do plebiscito”, relata o prefeito.

O coordenador de eventos da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, professor Fernando Casagrande, explica que todos os eventos programados para o mês de outubro  serão em alusão ao aniversário do município.

 

História

Antes habitado por indígenas, em 1858, “Rincão Comprido” era rota de Laguna a Porto Alegre. Das antigas glebas com poucas famílias que sobreviviam das atividades rurais e da pesca, criou-se aos poucos um núcleo de veraneio (Praia do Rincão), em torno do qual chegaram e se instalaram pessoas de diversas regiões, costumes e culturas.

A história começa pelo movimento de criação do Distrito, em 1999. Depois, o Município entrou em processo de emancipação, sendo aprovada em plebiscito com 53,20% dos votos, e, assim, criado e limitado com a Lei estadual nº 12.668 de 3 de outubro de 2003, sancionada pelo então governador. Porém, com a falta de legislação, a criação do município foi impedida. Com a promulgação da PEC dos municípios, Balneário Rincão teve o direito de realizar eleições em 2012 e se tornou município.

O município-mãe, Içara, nasceu na localidade de Urussanga Velha, que hoje pertence ao Rincão. A ocupação se deu no final do Século XVIII, com a exploração da cultura da mandioca, da cana-de-açúcar e da fabricação da cachaça, exportados em carros de bois pela estrada do mar até Garopaba. Naquele tempo, toda exportação de Torres passava pelo “Armazém” no Porto de Garopaba. Na época da colonização, que começou pelo litoral com a vinda dos açorianos, seguidos pelos negros, como escravos, havia uma intensa ocupação indígena, dividida entre sambaquianos, xoklengs e tupi-guaranis. Posteriormente, em 1880, chegam os imigrantes.

Créditos: Antonio Rozeng

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-