23 junho 2021 - 3:07

Atualizada norma de atracação no Porto de Imbituba

Os usuários do Porto de Imbituba contam agora com uma nova norma e procedimentos operacionais de prioridade, preferência de atracação e produtividade operacional no âmbito do Porto Organizado. A Resolução nº 057 foi aprovada pela diretoria executiva da SCPAR Porto de Imbituba e entrou em vigor na quinta-feira (17), com a publicação no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, substituindo a Portaria PRE nº 005, de 2018.

O processo de atualização foi liderado por grupo de trabalho específico, formado por técnicos da autoridade portuária, e teve sua minuta amplamente discutida e avaliada pelo Sindicato dos Operadores Portuários (SINDOP Imbituba) e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina (SINDASC).

“Essa revisão, além de participativa, é essencial para fortalecer a isonomia na movimentação de cargas e atendimento de navios, disciplinando melhor as regras de troca de berço de atracação, por exemplo. Também buscamos promover as relações com e entre os stakeholders do Porto de Imbituba, reforçando a equalização de interesses”, avalia Fábio Riera, diretor de Infraestrutura e Logística da autoridade portuária.

Para Jorge Souza, agente marítimo da Orion e representante do SINDASC, “a atualização e  modernização da regra de atracação é importante principalmente considerando o aumento no número de escalas e o novo perfil de cargas do porto”. Souza acrescenta que “a discussão foi feita de forma adequada com todos os players do mercado, escutando as necessidades e ajustando de acordo com a legalidade e com as boas práticas do porto”.A nova resolução está disponível no site do porto (www.portodeimbituba.com.br), na aba Informações Operacionais: Normas e Regulamentos.  

Fonte: Setor de Comunicação Social – SCPAR 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-