30 setembro 2020 - 5:40

Apae de Orleans recebe equipamento para auxiliar na locomoção de alunos

 

A Apae de Orleans recebeu na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro de 2020,  um guincho automatizado. O equipamento será utilizado pelos profissionais para facilitar o trabalho com os alunos com dificuldade de locomoção. O projeto foi desenvolvido por alunos através da unidade IFSC em Criciúma.

A diretora da Apae Fabiana Martins Hoffmann, salientou que o equipamento foi muito esperado pelos profissionais e agora vem para facilitar o trabalho dos profissionais. “Nós só temos a agradecer, disse ela bastante emocionada”.   O guincho hospitalar é uma estrutura metálica utilizada em hospitais e instituições como a Apae para a transferência de pessoas com dificuldades motoras.

A fisioterapeuta Eduarda Borghezam, ressaltou que o equipamento é de suma importância para os alunos da entidade. “O guincho ele vem nos auxiliar nos atendimentos. Nós que trabalhamos dia a dia com paciente temos a necessidade do equipamento para a transferência do paciente que exigem mais esforço do fisioterapeuta, portanto, este equipamento irá contribuir muito com o trabalho, além de diminuir bastante o esforço físico na hora da transferência do paciente”, frisou.

O equipamento foi desenvolvido ao longo de quatro meses por alunos de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma do IFSC, na disciplina de Projeto Integrador, na qual os alunos aplicam os conhecimentos do curso em uma atividade prática. Orientados pelos professores Philippe Pauletti e Vilmar Bristot, os alunos da sexta fase do curso partiram de um projeto semelhante ao que  havia sido realizado por colegas e entregue à Apae de Criciúma no ano de 2018.

O guincho é  desmontável, podendo ser levado para outros locais. A parte elétrica também foi modificada para dar mais segurança e eficiência ao equipamento. “Este projeto foi desenvolvido através de um projeto IFSC – Instituto Federal Santa Catarina, na Unidade de Criciúma. Os protagonistas são os alunos. E hoje, eles estão aqui para entregar este equipamento para ajudar no trabalho com os alunos da Apae de Orleans”, pontuou.

Representando a diretoria da Apae, Gefferson Baggio comentou que  “Nós enquanto Diretoria estamos aqui dando apoio necessário. Agora que conseguimos ampliar e melhorar a infraestrutura da entidade, e fazendo parte de buscar recursos para trazer equipamentos para melhorar e auxiliar o trabalho a exemplo deste que está sendo entregue nesta data”, frisou.

Participou da demonstração de uso do equipamento o aluno João Ricardo Coan, acompanhado por sua mãe Jucelia Dorigon Coan.

O custo total do guincho foi de cerca de R$ 3,5 mil. Um equipamento novo é encontrado no mercado por quase o dobro deste valor. A Apae de Orleans bancou os custos com materiais e a mão de obra necessária com metalurgia e pintura.  Embora de férias os trabalhos no setor de fisioterapia da entidade não são suspensos.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-