26 setembro 2020 - 2:25

A intolerância contra a cor da pele

“Racismo” uma palavra complexa que abrange vários significados, porém não se manifesta de maneira única.

Temos vários tipos de situações em que podemos identificar, de um modo mais explícito ou não, o preconceito racial. O preconceito racial, como também outros tipos de preconceito, infelizmente fazem parte do cotidiano. Ele se expressa nas piadas que inferiorizam o negro, em campanhas publicitárias que o excluem, nos estereótipos veiculados pelos meios de comunicação de massa.

Com tudo isso podemos dizer que o racismo está presente em todas as esferas da vida social, as populações negras são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de poder e decisão. Portanto o preconceito racial é um sentimento abominável e deve ser combatido por todos/as que atuam e defendem a diversidade e os direitos humanos.

O preconceito racial pode se manifestar por meio da omissão, quando há o silenciosamente frente a violações de direitos e à manutenção de privilégios de uns/umas em detrimento dos direitos de outros/as, ou por uma ação direta, que, neste caso, denominamos discriminação.

Por Simoni Pavei

- Anúncio -
-Anúncio-