18 setembro 2021 - 8:48

Unesc e Unibave realizam entrega do Plano de Desenvolvimento Socioecômico da AMREC

O dia 5 de fevereiro ficará marcado na história da região carbonífera e vai simbolizar o início de um grande movimento que envolverá os 12 municípios do Sul catarinense. Nesta sexta-feira (5/2), às 14 horas, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizarão a entrega oficial do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec para lideranças e representantes dos municípios envolvidos.

O evento ocorrerá de forma presencial e virtual. Na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a equipe da Unesc e do Unibave apresentará o resultado do Plano para as autoridades que estarão no local presencialmente e para outras que estarão em uma sala virtual. A comunidade em geral também é convidada a compartilhar deste momento, acompanhando a transmissão ao vivo do evento pelo canal do Youtube da Unesc TV.

“Nosso compromisso enquanto instituição de ensino comunitária é fazer pelo todo. Estamos muito orgulhosos da parceria com a nossa Co-irmã, Unesc, e com o resultado deste trabalho que vai contribuir muito para o desenvolvimento da nossa região”, comentou o reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, coordenou a equipe multidisciplinar da Unesc e do Unibave envolvida no desenvolvimento do planejamento e explica que nesta sexta-feira será apresentada a proposta do Modelo de Governança e que posteriormente a Amrec nomeará os representantes para a implantação do plano regional. Além disso, serão apresentados os projetos estratégicos e as metas para os próximos 10 anos.

Gisele salienta que o resultado do trabalho é gratificante porque houve uma mobilização significativa no Sul do Estado – participação de 1.741 pessoas em todas as etapas – e pela colaboração das instituições comunitárias com o projeto, que deve marcar o início de um trabalho coletivo em prol do desenvolvimento da região. “Em nome de todo um time que trabalhou de agosto a dezembro de 2020 neste grande projeto, digo que fazer um projeto como este em meio a pandemia e de maneira totalmente virtual foi um grande desafio, mas muito gratificante. Acreditamos que a Universidade foi pioneira em fazer um plano desta magnitude em pouco tempo e com ampla participação popular. Os diferentes segmentos da sociedade puderam imprimir sua digital na definição do futuro da Amrec”, afirma.

Durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento, a pró-reitora da Unesc afirma ter sido possível compreender as necessidades da região, os sonhos e o que as pessoas esperam para os próximos 10 anos. “Tivemos a oportunidade de entender como as pessoas enxergam as necessidades regionais e a importância de ampliar a cooperação entre os 12 municípios para que os objetivos sejam alcançados. Este é um projeto de alta relevância para a Amrec e deverá ser colocado em prática de forma colaborativa, com uma preocupação mais regional do que individualizada”, reforça.

Saiba mais

A elaboração do plano foi dividida em quatro momentos virtuais, que totalizaram 20 encontros: Diagnóstico; Setores-chaves e Eixos e Objetivos Estratégicos; Projetos Estratégicos e Modelo de Governança.

O primeiro momento ocorreu de 11 a 21 de agosto de 2020, com reuniões com os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Orleans, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Urussanga, Treviso, Siderópolis, Criciúma e Lauro Müller. Em cada encontro, foram realizados debates e o levantamento dos desafios, das potencialidades e dos sonhos para os municípios e para a região.

A segunda fase, iniciou em setembro, com a apresentação e validação da visão de futuro, eixos e objetivos estratégicos para prefeitos e secretários, bem como para a comunidade. A terceira etapa iniciou em outubro e foi seguida pelo momento final, a elaboração do Modelo de Governança.

Texto Milena Nandi/Comunicação da Unesc

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-