A cada ano que passa, se todos os formandos do Proerd cumprirem o juramento feito, em breve, São Ludgero, a Cidade dos Esportes, diminuirá significativamente o problema do uso de drogas e os diversos tipos de violência praticados. Mais 180 alunos passaram pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e receberam o certificado, durante solenidade realizada ontem, quinta-feira, 24 de novembro, às 20h30min, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.
É a 16ª turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de instituições de ensino privada e pública do município, totalizando 3.670 formandos. As aulas do programa foram ministradas pelos soldados Leandro Galvane Gesser e Glécia Fernanda Fernandes Caetano e as escolas participantes foram o Centro Educacional Professor Henrique Buss, a Escola de Educação Básica São Ludgero e o Colégio Evolução.
Na ocasião, as professoras Eliani Niehues, Edvania Faust, Tayse Soethe, Vitória Prins, Patrícia Schlickmann, Márcia da Silva, Fabiane Füchter Niehues e Sandra Isabel Becker, foram homenageadas.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito de São Ludgero em Exercício, Ibaneis Lembeck, disse que as drogas e a violência já destruíram muitas famílias no município, no estado e no mundo e que o Proerd é uma ferramenta preventiva muito importante. “Todos que fazem o programa acontecer, inclusive, os participantes, os apoiadores e parceiros, estão de parabéns, pois, às drogas está fazendo muitos pais passarem noites em claro”, enfatizou. Além do Governo do Estado e da Administração Municipal de São Ludgero, o Proerd em São Ludgero, conta com a participação do setor privado e o apoio da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero).
Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero